Fé e Razão – Mostra Científica
23 de agosto de 2014
ENUR ganha destaque nas emissoras católicas do Brasil
26 de agosto de 2014

Luquinhas dos quatro cantos do mundo!

A Igreja nos ensina que não pode haver evangelização sem o anúncio explícito de Jesus como Senhor, mas também, que a pregação do Evangelho deve procurar ser expressa com categorias próprias da cultura onde é anunciado, provocando então, uma nova síntese com essa cultura (Evangelii Gaudium, 110 e 129). Isto é Cultura de Encontro! É Cultura de Pentecostes!

É tempo de ampliar a visão a respeito da evangelização nas universidades. Na dinâmica da Cultura de Encontro, ao invés de “invadir” queremos a “ir ao encontro” de cada pessoa lá presente. Queremos construir a missão a partir da realidade da universidade. Neste tempo, Deus nos chama a mergulhar mais ainda na realidade de nossas universidades. Quais as características e desafios de nossa Universidade? E qual a nossa resposta?

Aqui na diocese de Mariana, as peculiaridades de cada instituição nos desafiam: o tecnicismo e a competitividade alienante, os altíssimos níveis de alcoolismo e depressão em estudantes, a violência dos trotes nas repúblicas, estudantes passando fome durante a greve dos RUs, a evasão estudantil, são alguns dos desafios que “gritam” por uma resposta cristã.

O Pré-ENUR deseja ser essa resposta de Amor. Na abordagem pessoal, nos grupos de oração, nas atividades esportivas, culturais e acadêmicas teremos a oportunidade de partilhar com as pessoas, anunciar e testemunhar a alegria da Salvação em Jesus vivenciar nosso chamado de unir a Fé e a Razão.

Irmãos, o Pré-ENUR será uma grande experiência de missão e trará profundas reflexões a respeito dessa Nova Evangelização na universidade para os próximos anos! Lanço aqui a proposta de que cada GOU e GPP faça o seu esforço para enviar ao menos um missionário para essa missão. Esse ampliar de visão que Deus nos dá aqui na diocese de Mariana com certeza refletirá em nossa diocese, trazendo muitos frutos para a missão em nossas universidades.

A promessa de Deus é que Ele nos dá um coração de carne e a capacidade de olhar, se compadecer, amar cada pessoa para, anunciar o Evangelho de coração a coração. Ele nos envia e caminha conosco! Dá nos também um espírito novo, para retornarmos as nossas dioceses, e evangelizarmos com uma nova visão.

Todos sem nenhuma restrição podem participar desta missão. Para sermos um só coração, falta você no Pré-ENUR!

#SouMissionarioPreENUR!