Regional Leste 2 inicia a articulação da Pastoral Universitária

22 de dezembro de 2016
 Programe-se para a Festa do Jubileu
23 de março de 2017

As forças da ação evangelizadora no ambiente universitário do Regional Leste 2 da CNBB, Minas Gerais e Espírito Santo, fizeram a sua primeira reunião de articulação. O encontro aconteceu no dia 10 de dezembro, na sede do regional Leste 2, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A atividade contou com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, na CNBB e no regional L2, e bispo auxiliar de Belo Horizonte, D. João Justino de Medeiros Silva, e o assessor do Setor Universidades da CNBB, Pe. Danilo Pinto. Também estiveram presentes os coordenadores de Pastoral Universitária (arqui)diocesanos e coordenadores de outros dispositivos pastorais neste âmbito, como o Ministério Universidades Renovadas (MUR) e a PUC – Minas, maior universidade católica do mundo.

Durante o encontro, foi apresentado o processo histórico de formação dos regionais da CNBB e do trabalho pastoral com a comunidade universitária na Igreja no Brasil. Na segunda parte da manhã, foram conhecidas as experiências pastorais no âmbito universitário, realizadas por organismos (arqui)diocesanos, movimentos e instituições de ensino superior católicas.

No início da tarde, foram identificados coordenadores por províncias eclesiásticas e um secretário para o grupo: Província de Almenara, o Prof Andres Libardo; Província de Belo Horizonte, Ismael Deyber; Província de Pouso Alegre, Pe. Alexandre Nogueira; Província de Mariana, Pe. José Sebastião; Província de Uberaba, Irmã Maria Maura. Província de Juiz de Fora, Greiciely Santos. D. João Justino, bispo referencial para a comissão no regional, explica a metodologia escolhida: “Considerando que o regional Leste 2 da CNBB tem como uma das metas para o quadriênio (2015- 2019) revitalizar o trabalho pastoral, a partir das províncias eclesiásticas que são em número de oito, num total de trinta e duas dioceses, nós também nos comprometemos a fazer o trabalho de revitalização da Pastoral Universitária, a partir das províncias eclesiásticas”.

Por fim, foi construída, de forma colaborativa, uma proposta de articulação para a Past. Universitária do regional Leste 2, que constará das seguintes metas: fortalecimento das experiências de base (grupos nas IES), encontro de formação para os coordenadores diocesanos, que acontecerá nos dias 03 e 04 de junho de 2017, e, numa parceria com o Setor Universidades e a APAC, um projeto socioeducativo dos universitários junto aos encarcerados.

Fonte: http://www.universitarioscristaos.com.br/index.php/noticias/item/723-regional-leste-2-inicia-a-articula%C3%A7%C3%A3o-da-pastoral-universit%C3%A1ria