Missionário: qual é seu tempo oportuno? Faça parte do Pré-En

ERUR Sul 2013
26 de julho de 2014
ENUR 2014 – Faça já sua inscrição!
15 de agosto de 2014

Testemunho: Paulo Frota -RR

Amados, a paz e bem! Trago aqui uma pequena partilha da minha vida e algumas reflexões. Não desista de Sonhar antes de lutar ou buscar! Refiro-me porque muitas vezes nós mesmos criamos barreiras “do não posso isso, do não posso aquilo!” sem ao menos tentar.

Um exemplo claro que vejo a falta de confiança e de se lançar mais mar adentro é o fato de que muitas pessoas com relação à missão do pré ENUR 2014 (que irá acontecer a acolhida dos missionários dia 30/08 em Belo Horizonte, dia 31/08 formação, direcionamentos e envio dos missionários para os polos de missão de 1 a 4 de setembro) utilizarem a fala eu tenho isso, eu tenho aquilo. Glória a Deus por isso!

Mas ao menos antes de dizer não a esta convocação do pré Enur, você buscou conversar com seu chefe de trabalho pedindo alguns dias de férias, dias a compensar, troca de trabalho com colegas, liberação com professores, com seu esposo ou esposa para levar também as crianças, dinheiro com amigos ou campanhas para levantar fundos para participar antes de dizer: não tenho dinheiro para viajar!

Irmãos e irmãs, não tenhamos uma visão reducionista ou minimizada de serem muitos dias que tenho que faltar aulas ou trabalho ou deixar minha família para esta no pré Enur e no Enur. Uma questão é planejamento: a data está muito perto? Sim, a cada dia que passa mais perto fica e cabe a cada um de nós incentivar a participação de nossas bases nos estados, dioceses e GOUs e GPPs a participarem ativamente desde o pré Enur, mais do que um encontro de gerações é um encontro pessoal com Deus, onde o Senhor nos convoca a voltar as origens, e ter a ousadia e coragem que não é ausência do medo e sim sua superação e o agir com o coração, num equilíbrio entre a fé a razão, mantendo uma visão espiritual ampliada!

Recordo-me quando participei do pré Enur 2008 em Palmas-TO. Era recém-formado em Turismo e fazia ainda os cursos de Jornalismo e Administração, quando o Senhor me impulsionava a participar, mas sabemos que o nome de estudante é “liso por natureza”.

Nesta época não tinha dinheiro para viajar, fui correr atrás de doações e consegui e comprei as passagens. Pouco depois descobri que no calendário acadêmico da instituição haveria uma semana de prova obrigatória para todos os cursos na semana do encontro, aí fiquei preocupado e rezando: “Senhor se é para eu ir me proporcione a graça,” porque se eu fosse não teria como repor todas as provas e nem como pagar todas elas que era uma soma alta em dinheiro para refazê-las.

Dias antes do pré Enur, descobrimos que o curso de administração havia planejado a semana do administrador com outros cursos de várias entidades e instituições e tudo articulado e iniciado a divulgação, o que resultara na providência de Deus em adiar somente a semana de prova do curso de administração para outra semana.

Entendi, e aprendi um novo verbo “kerigmar” a ser também mais obediente em Deus, cumprindo sua ordem: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15), e “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (I Coríntios 9,16), e confiar mais na providência de Deus e também superar várias tentações que não só eu, como vários missionários passaram para estarmos ali na missão, se doando, para vivermos a moção de irmos do centro geodésico do Brasil para todos estados. Tínhamos ali cerca de 80 missionários de várias partes do Brasil o que resultou na experiência do projeto Ruah e semanas missionárias ser difundida em todo Brasil.

Portanto, “deixe o amor amar” e reforço a convocação a todos os luquinhas e formados a se unir a este time de missionários desde o pré Enur 2014, a se doar nesta semana em missão, fazendo parte desta história e deste Sonho, pois, “um mundo novo, vem do coração!” Deus conta com você! Finalizo, com esta música que é REFLEXÃO para todos nós:

Levanta-te

“Desperta tu que dormes, retoma o teu ardor.

Desperta tu que dormes, levanta dentre os mortos, Cristo te iluminará.

Deus conta com você, por isso te escolheu.

E te deu uma missão é preciso prosseguir proclamando sempre

O seu nome, seu nome, seu nome.

Levanta-te, levanta-te, é preciso caminhar sem medo.

Levanta-te, levanta-te, confia no senhor e segue!”

Fraternalmente,

Paulo Frota Albuquerque,

Conselheiro MUR/RR

Comissão de Pastoreio MUR/RR e MUR/NO.