Partilha: Sou Missionária Pré-ENUR
29 de agosto de 2014
Vídeo Institucional do MUR – Português
2 de setembro de 2014

Os missionários do Pré-Enur 2014 enviados à Viçosa estão podendo experimentar a realidade da primeira universidade do país a receber o MUR (Movimento das Universidades Renovadas). Uma oportunidade de conhecer a fundo a origem do Movimento, beber do carisma, renovar a força do chamado e, mais uma vez, dizer sim a este sonho de Deus. 

A missão em Viçosa está sendo dividida em três pilares: missionário; acadêmico e cultural/esportivo. Os 45 missionários estão sendo alocados nesses pilares, encarando diferentes desafios e usando da criatividade do Espírito Santo para falar do Amor de Deus àqueles que ainda não se permitiram sentir. Entre realizações de Ruah, palestras, GOU’s e brincadeiras recreativas, o mais importante tem sido a unidade. Se fazer um com eles. 

Partindo dessa dinâmica, Gabriel Favine, estudante de História da UEM (Universidade Estadual de Maringá), partilhou sua experiência de evangelização dizendo: “me aproximei de um rapaz falando do GOU, mas ele se afastou alegando estar sem tempo para me escutar. Logo, percebi que era estudante de Educação Física e então o convidei para participar das atividades esportivas que os outros missionários estavam realizando, e assim ele se interessou. Foi justamente nesse momento que o estudante se abriu e então pude anunciar a ele o querigma. ” Ainda em exemplos como este, os missionários apostaram também em plaquinhas de “abraço grátis”, cartões de agradecimento, café da manhã comunitário, artes com bexigas, teatros, malabarismo e até mesmo assistir uma aula de Química 100, sendo totalmente alheios a matéria. Tudo pelo anúncio do Evangelho. 

No cumprimento da abertura oficial do Pré-Enur na UFV, a Reitora, Neide de Fátima Soares, falou em seu discurso da importância do MUR para a universidade. Em uma linha geral, ressaltou que é preciso abraçar a missão que Deus confiou a cada integrante do movimento. E ainda nesse intuito, o coordenador da missão em Viçosa, Mateus Cerqueira, estudante de Economia, espera que o Pré-Enur incentive os universitários a terem um encontro pessoal com Deus e assim possam encontrar o real sentido para suas vidas. “Queremos gerar no outro a consciência de seu papel dentro da Criação. Isso traz consequências benéficas, pois quando se descobre como parte de uma Criação Divina isso leva a uma inquietude e um comprometimento com tudo que foi criado. ”, destacou Mateus.

Ao mesmo tempo que toda a ação do Espírito Santo ia acontecendo através de uns, outros missionários dedicaram um dia intercedendo pelo Pré-Enur. Orações que, sem dúvidas, estão sustentado toda a missão. A realização da Santa Missa também é outra graça que os missionários estão tendo, na oportunidade da comunhão diária, se “abastecendo” do sacrifício de Cristo, todo o espiritual se revigora, unindo-os em um só coração.

Comunicação MUR – Brasil