Luquinhas participam do IV Curso de Agentes de Pastoral Universitária

Audiência com Papa abre celebração mundial do Jubileu de Ouro da RCC
31 de maio de 2017
18870841_1278333112286124_281899936_n.jpg

Claudia, José, padre Danilo (assessor do Setor Universidades), Jadd e Larissa no IV Curso para Agentes de Pastoral Universitária

No último final de semana (26 a 28 de maio de 2017), aconteceu na cidade de Campo Largo/PR o IV Curso para Agentes de Pastoral Universitária ofertado pelo Setor Universidade da CNBB. O curso tem como objetivo formar novos agentes pastorais e manter atualizados os membros já atuantes na evangelização do âmbito universitário. Nesta quarta edição, quatro luquinhas estiveram presentes: Claudia Heidemann (GPP Sopro de Vida, arquidiocese de Maringá), Jadd Santana Lima (GOU Miles Domini, arquidiocese de Maringá), José Carlos Medeiros (GOU Força em Jesus, diocese de Joinville) e Larissa Hümmelgen (GOU Ruah, arquidiocese de Curitiba).

O tema do curso foi “Ação Evangelizadora no ambiente universitário, a partir do pontificado do Papa Francisco”, sendo assim, as comunicações abordaram as encíclicas Evangelii Gaudium, Amoris Laetitia, Laudato Si e a bula Misericordiae Vultus aproximando seus temas do âmbito universitário. Além disso, os participantes tiveram um panorama sobre o atual cenário do Ensino Superior no Brasil e puderam conhecer o que é e como está organizado o Setor Universidades.

No painel de experiências positivas de Pastoral Universitária foram partilhadas várias ações de evangelização do âmbito universitário como trilhas ecológicas, páscoa universitária, projeto Lectionautas, nesse momento a Larissa Hümmelgen partilhou sobre sua experiência com o GOU Ruah na FAE, em Curitiba/PR; a professora Claudia Heidemann comentou sobre o “Café com Fé” para professores universitários realizado pelo MUR Maringá/PR e a Jadd Santana Lima apresentou o Cursinho Pré-vestibular Renovação, cursinho voluntário da RCC Maringá, administrado pelo MUR há mais de dez anos.

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, marcou presença no curso e afirmou que “há sucessos de todas as desordens e uma inquietude de todas as ordens” no ambiente universitário e ressaltou a importância do trabalho da Pastoral Universitária, pois “é um povo que tem todos os caminhos, menos os d’Ele, por isso devemos aproximá-los” e terminou sua fala desejando que nunca faltasse o Espírito Santo aos agentes de pastoral. Durante o curso houve momentos de espiritualidade com missas presididas por padres assessores da Pastoral Universitária de suas dioceses e oração de Taizé. O curso ainda contou com uma noite cultural organizada pela Fraternidade franciscana de São Boaventura contendo comidas típicas do Paraná e apresentações de músicas, danças e declamação de poemas feitas pelos participantes do curso.

18870841_1278333112286124_281899936_n.jpg

18834465_1278333418952760_316804670_n.jpg