ENUR 2014: Batizados no Espírito para serem missionários

5 de setembro de 2014
Encerramento do Enur 2014
7 de setembro de 2014

Músicas num canto, grupos partilhando em outro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, ficou repleta de luquinhas (participantes do Ministério Universidades Renovadas – MUR) no último sábado (06). Mais de 2,4 mil pessoas participam do Encontro Nacional Universidades Renovadas que começou na quinta-feira, dia 04.

Depois de participarem de workshops pela manhã, durante a tarde a pregação de Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará, convidou os participantes que ao voltarem para suas realidades evangelizem com coragem. “Quem é Universidades Renovadas em sua cidade se não você?”, questionou. Inspirado pela Exortação Apostólica de Papa Francisco, a Evangelii Gaudim, Dom Alberto lembrou aos participantes que “cada cristão é missionário a medida que se encontra com o Amor de Deus”, e por isso se deve ir ao encontro do outro, principalmente a pessoa mais difícil de conversar.  “Precisamos de coragem para dialogar com o outro. Prontos para estar ali como linha de frente. Chega de cristãos medrosos”, exortou.

A última pregação da tarde foi da percussora da Renovação Carismática no mundo, Patti Mansfield, com o tema “Se fores quem deveis ser, incendiareis o mundo”, inspirada na frase de Santa Catarina de Senna. Mansfield lembrou que a humildade é a primeira lição a ser aprendida para descobrir o que se deve ser e recordou a importância do batismo no Espírito Santo que é o centro da Renovação Carismática.

De acordo com ela, há três princípios para compreender o Batismo no Espírito Santo. O primeiro é compreender o Batismo como uma renovação dos sacramentos; o segundo é saber que sempre precisamos de Maria, da sua Imaculada Conceição. “Maria também precisou de uma nova visita do Espírito Santo em Pentecostes, ela esperou por Pentecostes, todos nós precisamos mais do Espírito Santo sempre”, ressaltou. O terceiro princípio é reconhecer que o Batismo é uma graça escatológica, ou seja, é algo para este tempo. “É para preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo. O que está no coração da Renovação e das Universidades Renovadas é esta grande graça do Batismo no Espírito Santo”, reforçou.

O terceiro dia de ENUR terminou com a comemoração dos 20 anos do Ministério no Brasil. Amanhã as atividades encerram pela manhã, logo após a Santa Missa.