Encontro da PU em BH é marcado por novas articulações

Festa do Cristo Rei
20 de novembro de 2014
O caminho da alegria cristã
14 de dezembro de 2014

Com o objetivo de articular e fortalecer a Pastoral Universitária na Arquidiocese de Belo Horizonte, universitários, docentes e pessoas interessadas estiveram reunidas no último domingo (16) para o Encontro Arquidiocesano de Pastoral Universitária na Faculdade Arnaldo.

A assessora nacional do Setor Universidades da CNBB, Ir. Eugênia Lhoris, uma das articuladoras do evento fez uma avaliação positiva. “Não foi um encontro numeroso, mas representativo e surgiu daqui uma articulação que quer continuar esse processo de formar e criar um projeto arquidiocesano o que é histórico”, afirma.

Para Frei Oswaldo, assessor arquidiocesano para a pastoral universitária da capital mineira, o evento foi produtivo, pois abriu perspectivas para novos encontros. “Foi uma ocasião única de se encontrar, de ver o que cada um faz, o que temos em comum. Foi muito bom, pois não havia ainda essa experiência em Belo Horizonte e conseguimos também no final amarrar certo numero de coisas para dar continuidade”, diz.

Entre os participantes, estavam integrantes do MUR (Movimento Universidade renovas), Movimento dos Focolares e coordenadores de pastoral universitária da PUC Minas. Representantes da Faculdade Arnaldo, FAPAM (Faculdade Pará de Minas), FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), e da UFMG, além da Diocese de Sete Lagoas também foram enviados.

O evento foi realizado pelo Setor Universidades da CNBB por meio da Arquidiocese de Belo Horizonte em  parceria com a PUC Minas e Faculdade Arnaldo. Deste evento surgiu a comissão para articular os trabalhos no âmbito universitário e o desejo de uma nova reunião que acontecerá em maio do ano que vem em preparação para o EBRUC 2015 (Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos) na cidade de Colatina (ES).