Encontro com jovens Norte Americanos – O expandir do sonho..

RECEITA DE SANTIDADE – Dom Alberto Taveira
21 de fevereiro de 2014
O caminho do serviço – Dom Alberto Taveira
13 de maio de 2014

A todos os luquinhas do Brasil e do mundo: que Deus nos abençoe e nos una através dessa partilha – ENCONTRO COM O YAI (YOUTH ARRISE INTERNACIONAL)

         “Escrevo a vocês, com muita alegria no coração, para partilhar uma experiência única que vivi entre os dias 10 e 14/Fev deste ano. 

   Ano passado, a RCC BRASIL organizou o Festival Carismático, na Pré-JMJ e que aconteceu em Lorena/SP em Julho, juntamente com um organismo chamado YAI (Youth Arrise Internacional), que reúne diferentes expressões de juventude carismática ao redor do mundo, e já tem mais de 20 anos de atuação. 

 A partir deste momento, a juventude carismática (MUR + MJ) da RCC BRASIL foi convidada a ter uma cadeira representativa neste organismo, e eu fui designado para esta representação. Como todo ano os movimentos participantes do YAI se reúnem para partilhar e organizar as atividades que serão feitas em conjunto na semana missionária da próxima JMJ, fui a Washington DC / EUA em fevereiro para este encontro, que foi extremamente agraciado com a providência de Deus e já está proporcionando muitos frutos a RCC BRASIL e, mais especificamente nesta partilha a vocês, ao MUR BRASIL. 

Primeiramente, começamos a organizar as atividades da pré-Jornada em Cracóvia / Polônia, sede da Jornada Mundial da Juventude 2016. Juntamente com os outros movimentos do YAI, iremos para uma semana de missão e encontros que certamente serão muito ricos! Mais para frente teremos notícias! 

Uma grande surpresa, preparada pela Providência divina, foi que ficamos hospedados ao lado da Catholic University of America (CUA), uma lindíssima universidade muito tradicional dos EUA. Obviamente, fui conhecê-la em meu dia de passeio e comecei a interceder por aquele espaço e aquelas pessoas, pedindo que ali o Espírito pudesse soprar como quisesse. 

Por um “acaso”, me encontrei com o padre responsável pela pastoral universitária do campus, extremamente bem estruturada por sinal, e ele comentou comigo que naquela noite aconteceria um grupo de oração em uma das capelas. Consegui me organizar para ir, e imagine minha alegria ao encontrar cerca de 15 estudantes universitários vivendo um Grupo de Oração, repleto da vivência dos carismas e vida fraterna, ali naquele campus!!! Foi uma grande surpresa, e uma alegria imensa ao conhecê-los e poder partilhar de nossa realidade no Brasil, já que dividimos o mesmo sonho, e a mesma realidade… 

Nos dias seguintes, participei com eles de uma adoração promovida pela pastoral universitária do campus, lindíssima, com a capela cheinha e me encontrei com os participantes do núcleo. 

Claro, convidei-os para o ENUR e seguimos em contato para estreitar laços, e o mais interessante é que eles partilharam que conhecem muitos outros Grupos de Oração que acontecem em universidades americanas. Eles assistiram alguns vídeos do MUR BRASIL que a comissão Ad Gentes (responsável por estas missões fora do país) preparou em DVDs, e aquela partilha abriu um novo horizonte a eles – ‘onde poderíamos checar se esses diferentes grupos em universidades se reunissem, e sonhassem com algo mais ousado para todo o país’?! 

Tenho certeza que o Espírito tocou profundamente o coração deles e sou testemunha por ver os olhos brilharem com esse mover de Deus. Eles ficaram extremamente felizes e surpresos por verem o MUR tão bem estruturado aqui no Brasil, e isso certamente os inquietou muito. 

Na mesma semana, recebo uma notícia da Carol Zanon, coordenadora da comissão Ad Gentes, de que eles já estavam em contato com algumas luquinhas que irão para os EUA pelo Ciência sem Fronteiras, e isso será uma maneira incrível de estarmos mais perto dessas realidades. 

Certamente Deus está soprando forte sobre essas universidades americanas e está se usando de nosso testemunho para isso. Permaneçamos em oração para que Seus desígnios aconteçam em nosso meio!

Ainda nesta reunião, pude partilhar muito com outros movimentos carismáticos que atuam nas universidades do Canadá e também dos EUA, de uma forma diferente em formato (eles não promovem grupos de oração) e espiritualidade, mas que nos trazem muitas inspirações e possibilidade de crescermos juntos. Também nessas partilhas, nós aproximamos de uma comunidade, a Jesus Youth, que promove quase 200 grupos de oração universitários na Índia! Já estamos em contato com os responsáveis, iniciando uma troca de experiências… 

 Estamos considerando a possibilidade de organizarmos um encontro de lideranças envolvendo todos esses movimentos carismáticos jovens e, se acontecer, será um momento muito privilegiado para crescermos na evangelização das universidades do Brasil e do mundo através da partilha, atividades juntas e formação de uma comunidade global cada vez maior, que sonha o mesmo sonho. 

Por fim, quero agradecer demais a Carol Zanon e, com ela, todos da comissão Ad Gentes, e também o William Max, pelo esforço em preparar os DVDs que levamos para os EUA, e hoje estão espalhados por diferentes países do mundo, sendo uma semente pronta a encontrar terra fértil a germinar. Obrigado pelo carinho e dedicação ao preparar os conteúdos, tradução e confecção!

Aproveito aqui para fazer uma chamada a todos os luquinhas que irão ou pretender ir fazer um intercâmbio neste ano – Leve o Sonho na bagagem!! 

Muitas boas surpresas têm acontecido a partir do testemunho de muitos irmãos que vão a outros países, e cremos firmemente que Deus pode se usar do seu simples testemunho para realizar grandes obras. 

Se você vai ou pretende viajar por um intercâmbio universitário, nos comunique! O email de contato é universidadesrenovadas@rccbrasil.org.br 

Curiosamente, Washington DC foi a cidade em que Martin Luther King fez seu famoso discurso “I Have a Dream”, que foi um marco de mudança cultural para os EUA e para o mundo, na conquista de direitos cívicos para negros. 

E é nesta mesma cidade que Deus nos enviou, para gritar ao mundo “I have a Dream” / um sonho de amor para as universidades do mundo todo, e começar algo a partir dali, com as universidades americanas e de todo o mundo, através desta nova rede de partilha e crescimento internacional em que fomos inseridos. Eu creio nisso! 

Que o Espírito Santo siga soprando fortemente em nosso meio, a nos guiar como barco a vela solto pelo mar – pra onde o vento do Senhor levar!”

Seguimos juntos na partilha e oração. 

Um forte abraço!

Lucas Torres

Coord. Nacional do MUR/Brasil