As Hashtags inseridas na divulgação e evangelização do MUR

O Seminário de Vida no Espírito Santo e a Experiência de Oração – Por Fernando Galvani
30 de junho de 2016
O líder aos moldes de Jesus – Por Larissa Horácio
14 de julho de 2016
hashtag1

Tornaram-se tão comuns no nosso dia a dia, nos nossos celulares e redes sociais, mas será que nós realmente sabemos o que são as hashtags e o poder que elas têm de agregar informações? Posso afirmar, com toda a certeza, que você que está lendo esse texto já usou ou usa constantemente alguma, e por mais que seja algo de livre criação por qualquer usuário, existem maneiras mais indicadas para utilizá-las.

 

Iremos entender um pouco mais sobre elas e como podemos utilizar nas nossas redes sociais e para divulgar nossos grupos e ministério com mais eficácia.

 

O que são as hashtags?

 

hashtag1Tags são palavras chave ou termos associados a alguma informação. Hashtag são palavras chave que são antecedidas pelo símbolo “jogo da velha”. Geralmente estão relacionadas a assuntos que estão sendo discutidos em tempo real ou naquela determinada semana. Elas são como hiperlinks e são aceitas pelos mecanismos de busca.

 

Então, quando você clica em uma hashtag no facebook, por exemplo, irão aparecer todas as pessoas que a usaram em alguma postagem. No twitter, quando largamente usada em um mesmo dia, ela entra no trending topics que é o hanking de hashtags mais utilizadas. Já no instagram, é possível pesquisar por hashtags, inclusive ao começar escrevê-las, o próprio aplicativo já sugere as mais utilizadas pelos usuários.

 

O que é mais e o que é menos indicado quando vamos usar uma hashtag?

 

O mais indicado é usarmos hashtags simples e objetivas, que sejam fáceis de lembrar e que sintetizem a ideia da informação. Uma que ficou muito famosa foi a #vemprarua que imediatamente nos faz lembrar os protestos realizados em todo o Brasil contra a corrupção. Pela praticidade as siglas também são indicadas.

 

Por outro lado, alguns usuários criam hashtags com muitas palavras e que acabam sendo pouco difundidas pela rede como #vamosnosunirparamudaromundo, um exemplo de como não usar essa ferramenta.

 

Como as hashtags podem ser úteis ao MUR?

 

Sabemos como a internet tem sido um valioso instrumento para a divulgação do nosso ministério, dos nossos GOU´s e GPP´s. Assim como usamos muito o facebook, instagram e twitter, precisamos aproveitar as hashtags como ferramenta agregadora de informação.

 

Então a dica é usar hashtags com o nome do seu grupo ou ministério, como por exemplo, #gouesucri e #murrj. Depois, colocar nas artes e camisas para ficarem conhecidas. Além disso, vale convidar os luquinhas para postarem fotos e textos nas suas redes pessoais usando a hashtag criada pelo grupo. Seguramente, seu grupo, evento ou ministério terão um alcance muito maior do que o esperado.

 

As hashtags mais utilizadas pelo MUR Brasil são:

#murbrasil #eutenhoumsonho #universidadesrenovadas #gou #mur #RUAH

 

Acesse algumas delas para saber o que está acontecendo pelo país e para criar novas hashtags.

 

 

 

Referência

Social Media News

http://twitter-brasil.hleranafesta.com.br/o-que-sao-trending-topics.htm

https://www.youtube.com/watch?v=J6nqV7rhJ0U