Unidos de coração: uma oração pelo Ministério Universidades Renovadas

ENUR 2019 – 25 Anos MUR
7 de fevereiro de 2019
Confira o gesto concreto do mês de março
7 de março de 2019

Quando nos pediram para escrever um testemunho, sobre a “Novena do Ministério Universidades Renovadas”, me questionei qual seria a melhor forma de explicar aquilo que Deus suscitou em nosso coração. Então, me  recordei de como o Senhor quis se manifestar à humanidade por meio de Jesus Cristo, tanto na imensa humildade, simplicidade do seu nascimento e vida oculta como na profundidade de suas palavras em sua vida pública. Da mesma maneira, acredito que Deus quer se revelar ainda hoje na vida de cada um de nós, especialmente, em cada luquinha nesses 25 anos de MUR.

Tudo começou no ENUR com a comemoração do jubileu de prata do Ministério Universidades Renovadas. Antes de partirmos do Espírito Santo rumo à Cachoeira Paulista, havia comentado com a minha namorada: Ingrid Nunes (atual coordenadora do MUR na Arquidiocese de Vitória), de como o livro “Dai-lhes vós mesmos de comer” da Ivna Sá – uma das pioneiras e grande propagadora do sonho do MUR – tinha mudado a minha visão sobre a missão confiada a nós na Universidade. No dia 11 de janeiro, quando a Ivna fez uma breve partilha sobre a nova edição comemorativa do livro, pedi a Ingrid que pegasse a assinatura dela para marcar aquele momento especial, que estávamos vivendo. Foi a partir daí que ela se sentiu impulsionada a ler e  conhecer mais sobre a história do ministério.

De volta a Vitória, quando partilhamos sobre a leitura do livro, ela relatava que tudo aquilo que estava escrito se relacionava com a sua realidade. Além disso, revigorou e impulsionou sua missão. Uma das coisas mais impressionantes, que para nós era um sentimento comum, é o amor pelo MUR, que a Ivna transmite em cada parágrafo. Esse amor, por evangelizar nas Universidades cresce cada vez mais. Uma das características de uma experiência pessoal com o Senhor, é não somente se sentir amado, mas também querer amar o próximo. E era essa a vontade que Deus colocava em nosso coração, de que cada um pudesse partilhar desse amor, muito além de uma vivência individual, mas por meio de uma vivência fraterna.

Com essa visão de praticar uma vivência mais intensa e não somente teórica, assim como os primeiros cristãos, em que os pagãos espantados com a vida comunitária exclamavam: “veja como eles se amam!”. O Senhor despertou no coração da Ingrid, durante a leitura do livro, a vontade de nos unirmos em uma oração comum. Essa iniciativa partiu como um ponto inicial para um ano de jubileu, que Deus promete grandes graças para nós. E não como coincidência, mas como providência, Lucas da Silva (coordenador do GOU sementes do amor da Católica de Vitória – Centro Universitário) na mesma semana sentiu o desejo de fazer uma novena para que não somente o seu GOU pudesse fazer, mas todos da arquidiocese. E quando buscando uma que pudesse se relacionar com o ministério, por exemplo, a de São Lucas ou da Beata Elena Guerra, Deus colocou uma grande inquietação no coração da Ingrid para que nós mesmos fizéssemos uma novena específica para o MUR, com o intuito de  que esse sonho de evangelizar na Universidade fosse mais intenso em nosso coração..

Um dos fatores que impulsionou ainda mais a elaboração da novena, foi uma grande graça que estamos vivendo na arquidiocese:  diversos GOUs que estavam inativos voltaram a funcionar, até mesmo o surgimento de grupos em faculdades, onde nunca houve um GOU. E com essa alegria nós queríamos nos fortalecer ainda mais na oração, mas em unidade de coração, com um fim comum: derramar o amor de Deus nas Universidades. Foi então, que eu que vos escrevo: Lucas Martinez, Ingrid Nunes, Lucas Martins (coordenador estadual) com o auxílio de Fernando Félix (membro da equipe estadual), estruturamos a novena baseada no livro “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Com reflexões do próprio livro, assim como as nossas, direcionadas à realidade do Ministério Universidades Renovadas. E é com grande alegria e júbilo que compartilhamos ela com vocês, na esperança que Deus derrame suas graças sobre nós e sustente o nosso ardor missionário na evangelização do âmbito universitário.

Veja a novena feita pelos luquinhas

Lucas Martinez da Costa
Arquiteto e Urbanista (UFES)
Mestrando em Engenharia Civil (UFES)
Arquidiocese de Vitória – ES