Confira o gesto concreto do mês de março
7 de março de 2019
Deus transforma os pontos finais em recomeço
3 de abril de 2019

Ter participado do workshop, que celebrou os 25 anos do Ministério Universidades Renovadas (MUR) no Brasil, durante o último Encontro Nacional de Formação – ENF 2019 – foi muito significativo, principalmente por este momento ter sido realizado com a união: do Ministério Jovem (MJ) e o Ministério Universidades Renovadas (MUR).  Senti-me honrado na oportunidade, por ter conduzido a oração inicial do encontro, junto com meu irmão de caminhada Maik Murta, coordenador estadual do MUR Minas Gerais.

Essa minha alegria ocorre devido ao imenso carinho que tenho por esses dois ministérios e pelo grande amor que tenho no trabalho de evangelização da juventude. O Ministério Jovem e o Ministério Universidades Renovadas sempre estiveram muito presentes em minha caminhada dentro da Renovação Carismática Católica e consequentemente na igreja. Participei pela primeira vez de um grupo de oração jovem (GOJ) em 2008, chamado São Pedro, na cidade de Santa Maria – RS. Por meio deste GOJ minha vida mudou completamente, tive meu encontro pessoal com Jesus, fiz grandes amigos e ganhei uma vida nova.

Naquela época, estava na cidade por conta dos estudos e acabei conhecendo o Grupo de Oração Universitário (GOU) Abba Pai, que até hoje acontece na Universidade Federal de Santa Maria. Como eu já tocava violão e cantava logo me convidaram a servir no ministério de música do GOU. Assim, começou minha vida de servo dentro da Renovação Carismática Católica. A cada dia me envolvia e crescia mais nas coisas de Deus. Dessa forma, através do GOJ me abastecia e no GOU servia. Durante anos foi assim. A cada dia mais amava a missão com a juventude.

Alguns anos depois, após mudar de cidade por duas vezes (Cruz Alta e Caxias do Sul – RS), devido a motivos profissionais, fundar um grupo de oração jovem em cada uma dessas cidades e coordenar o Ministério Jovem nessas dioceses, o Senhor me chamou a coordenar o Ministério Jovem no estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2018.

Após assumir a coordenação estadual do Ministério Jovem, senti a necessidade de uma maior aproximação entre MUR e MJ em nosso estado. A Richelle, coordenadora estadual do MUR também sentiu este chamado, o que confirmada àquilo que Deus tinha suscitado em meu coração.  Curiosamente, ela também já tinha uma longa história de caminhada dentro do MJ e do MUR.

A partir disso, logo em nosso primeiro ano de coordenação estadual, organizamos juntos o Encontro Estadual de Jovens da Renovação Carismática Católica (EEJ) do Rio Grande do Sul sob coordenação do MUR e MJ. A experiência foi maravilhosa. Os jovens, que participam do MJ nos grupos de oração e também dos grupos do MUR compareceram em peso. Muitos aprovaram a iniciativa.

Em setembro de 2018, em oração e discernimento do Conselho Estadual da Renovação Carismática do Rio Grande do Sul, decidimos realizar um novo EEJ unindo novamente a juventude gaúcha do MUR e MJ, agora no carnaval. O evento que ocorreu nos dias 02 e 03 de março deste ano foi maravilhoso, uma grande benção de Deus na vida dos ministérios e de toda a juventude carismática católica gaúcha.

Um só coração, uma só alma é o que buscamos e o que o Senhor tem chamado à juventude carismática a viver no Rio Grande do Sul. O coração dos ministérios Jovem e MUR pulsam na mesma frequência. Todos sonhando e trabalhando pela construção da civilização do amor.

Vinicius Dieter – Coordenador Estadual do Ministério Jovem RS
Graduado em Relações Públicas pela UFSM