10496171 661866260587683 8926340465355456188 oO que é o MUR?

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é um Ministério da Renovação Carismática Católica (RCC) que tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhar Jesus Cristo e difundir a experiência de Pentecostes dentro das Universidades. Conciliando a "fé" e a "razão", o MUR tem também a missão de  transformar a sociedade e o mundo profissional através da experiência do "Batismo no Espírito Santo", e assim construir, como nos pedia São João Paulo II, a "Civilização do Amor".

O MUR surgiu como uma resposta da RCC ao desejo da Igreja em propor uma ação evangelizadora dentro das instituições de ensino superior, claramente expresso pelo apelo do Papa João Paulo II na carta Christisfidelis Laici: "A Igreja pede aos fiéis leigos pra guiados pela coragem e criatividade intelectual, estarem presentes nos lugares privilegiados da cultura, como sejam o mundo da escola e universidade, nos centros de pesquisa científica e técnica, nos lugares de criação artística e da reflexão humanista".

O Ministério Universidades Renovadas é formado por pré-universitários, estudantes, professores e servidores universitários, bem como profissionais formados que respondem aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica, principalmente os apresentados na Encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão), para a Evangelização nas Universidades, tendo como base para isso uma forte experiência de Batismo no Espírito Santo.

Temos o sonho de renovar o mundo, começando pela renovação do coração até chegar à renovação das estruturas da injustiça, corrupção, poder, miséria e de tanta desigualdade social. Tudo isso porque acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna só será possível quando homens novos, à luz do evangelho assumirem seus postos na sociedade. E esses homens em sua maioria passam pela Universidade.

De Onde Viemos?

1004505 556103634487553 755367035 nO Ministério Universidades Renovadas nasceu de um sonho colocado no coração de um estudante da Universidade Federal de Viçosa (MG), Fernando Galvani (Mococa), acadêmico de Medicina Veterinária. Este sonho começou a se formar no coração deste universitário, a partir de uma meditação sobre a passagem de At.5, 28 "Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina!", juntamente com a contemplação de um quadro da cidade de Jerusalém afixado na parede de seu quarto. Esta passagem fala das dificuldades e perseguições que os discipulos sofreram, ao encher Jerusalém com a doutrina de Jesus. Refletindo sobre isso , observou que no meio universitário os cristãos sofrem perseguisões da mesma forma como os discipulos sofriam. Daí vem o desejo de encher as universidades da doutrina de Jesus.

Somos fruto da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC - Renovação Carismática Católica , oriunda da universidade de Duquesne/USA.

Onde Estamos?

l1sz2Estamos em um local onde é transmitido o saber, onde inúmeras teses são defendidas (muitas delas em detrimento da vida e da moral). Das universidades saem as grandes lideranças, constituem, portanto um lugar onde o anúncio da Palavra de Deus se torna imprescindível.

Atualmente somos mais de 500 GOUs (Grupos de Oração Universitários) e 40 GPPs (Grupos de Partilha e Perseverança) espalhados pelo Brasil e por outros países da América e Europa.

Nosso trabalho tem o intuito de gerar para a Igreja e para o mundo profissionais renovados, que com um espírito novo vão atuar em suas profissões sob a luz do Evangelho e com a força do Espírito Santo, contribuindo assim para a construção da Civilização do Amor.