Nossa História

1064546 697272250325725 517134989 oO Ministério Universidades Renovadas (MUR) começa em fevereiro de 1994, no SEARA, encontro aberto de carnaval que acontece todos os anos, na UFV - Universidade Federal de Viçosa, em MG. Promovido pela Renovação Carismática Católica de Viçosa, o evento reúne anualmente, no período de carnaval, cerca de 7.000 pessoas de todo o país.

É interessante notar que a Renovação Carismática Católica (RCC) de Viçosa também tem seu inicio dentro da universidade: em 1981, três estudantes começam a se reunir em oração. Da mesma forma se dá o início da RCC na Igreja Católica: estudantes da Universidade de Duquesne (USA), reunidos para participar do Cursilho, recebem pela primeira vez o batismo no Espírito Santo (experiência dos discípulos em Pentecostes).

O Ministério Universidades Renovadas surge de um sonho colocado no coração do estudante de veterinária, Fernando Galvani, num momento de oração em que contempla um grande quadro da cidade de Jerusalém, na parede de quarto, na UFV.

1961020 697272296992387 2053441716 oDeus lhe dá a passagem bíblica At 5,28, que é a moção do Espírito Santo para todo o Ministério Universidades Renovadas e o início da realização de um grande plano de amor de Deus para com os estudantes e futuros profissionais: “Nós ordenamos que vocês não ensinassem nada a respeito daquele homem. E o que foi que vocês fizeram? Espalharam esse ensinamento por toda a cidade de Jerusalém...”.

A passagem mostra Jerusalém - capital religiosa da época - coberta da doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições que sofriam os primeiros cristãos. Refletindo sobre tudo isso, o estudante observa que no meio universitário os verdadeiros cristãos sofrem perseguições, como os discípulos sofriam em sua época.

Daí vem o desejo profundo de encher as universidades do amor de Deus e mais do que isso, o sonho de ver as Universidades Renovadas. Vem também a constatação de que é extremamente necessário e urgente que o meio universitário seja evangelizado.

A construção de uma sociedade mais justa e fraterna só será possível quando homens novos, formados à luz do Evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade. E esses homens, em sua maioria, passam pelas Universidades. De qualquer modo, qualquer trabalho de evangelização só será frutífero e duradouro se realizado no poder do Espírito Santo de Deus.

rrO Ministério Universidades Renovadas incentiva a formação de Grupos de Oração Universitários (GOUs) para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e certeza de que "se ele não mudar, nada vai mudar." É preciso avançar, buscar verdadeiramente os ensinamentos de Deus e construir definitivamente a civilização do amor no nosso país.

O Ministério nasceu como Projeto Universidades Renovadas. Em meados de 1998, em reunião do conselho nacional da RCC, decidiu-se tornar o até então Projeto Universidades Renovadas (PUR) uma secretaria de serviço da Ofensiva Nacional da RCC. Meses depois essa secretaria assumiria o nome de Secretaria Lucas, como uma, dentre outras secretarias da RCC. O nome Lucas foi escolhido, porque São Lucas foi um discípulo zeloso de São Paulo, que escreveu o evangelho que leva seu nome e o livro dos Atos dos Apóstolos. Ele teve a oportunidade de estudar mais em sua época, e se tornar médico. Discípulo zeloso, escrita, oportunidade de estudar, essas expressões nos caracterizam, afinal, o zelo pelo evangelho, a escrita (partilha) de nossas atividades e a oportunidade que caracteriza o nosso meio específico. Por isso até hoje os participantes do ministério são identificados como luquinhas!

Nossa história em detalhes você encontra no livro “Dai-lhes vós mesmos de comer”, da jornalista e precursora do ministério, Ivna Sá.