CREATE ACCOUNT

*

*

*

*

*

*

FORGOT YOUR PASSWORD?

*

Conheça a Exortação Apostólica Pós-Sinodal - Amoris Laetitia

Olá luquinhas.

A poucos dias foi publicado  a Exortação Apostólica Pós-Sinodal - Amoris Laetitia - A alegria do Amor. Então aproveitamos para disponibilizar aqui em nosso site para download e para deixar um texto do site Aleteia, que fala sobre 9 chaves para entender melhor o documento.

 

9 chaves para entender o documento “A alegria do

amor”, do Papa Francisco

 

Exortação sobre a família nos tempos atuais recolhe as conclusões de duas grandes

                                             assembleias de bispos do mundo

 

Amoris laetitia (AL), A alegria do amor: Sobre o amor na família, foi publicada hoje (8/4) pelo Vaticano em meio a uma imensa expectativa desde os sínodos sobre a família realizados em 2014 e 2015. Nesse documento, o Papa Francisco convida a compreender, acompanhar, integrar e ter os braços abertos para os que sofrem (AL 312).

Neste esperado documento pastoral, brilha o ‘Papa pároco’, que abra as portas do templo da misericórdia a todos. De fato, quem não é um filho, irmão, ou, no caso, pai ou mãe, avô ou avó, sem importar a situação ou o quão afastado possa se sentir da Igreja?

Trata-se de um hino ao amor que mescla tradição e coragem evangélica para lançar luz, nestes tempos difíceis, sobre a beleza da vida familiar, mas sempre com uma visão esperançosa na construção de um mundo onde ninguém se sinta sozinho (AL 321), e conciliadora, porque a família, afinal, é sonho de Deus.

Os simpatizantes de uma postura ou de outra, antes de lançar críticas gratuitas, têm diante de si um árduo trabalho de “discernimento” (palavra chave do texto), já que o documento recolhe os resultados de dois sínodos, cujas relações conclusivas são longamente citadas, junto aos documentos e ensinamentos de seus antecessores e as catequeses sobre a família, do próprio Francisco.

Neste sentido, o Papa afirma que nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas com intervenções do magistério. Francisco não se apresenta como um pontífice com varinha mágica.

A seguir, apresentamos 9 questões chave do documento do Papa Francisco “A alegria do amor”. Logicamente, não temos a pretensão de abraçar todos os temas, ademais porque impressiona por sua amplitude (são 270 páginas).

Na introdução, o Papa convida a uma leitura meditada e sem pressa, para que as pessoas prestem atenção àquilo que mais corresponde às suas necessidades específicas.

A exortação Evangelii Gaudium e a encíclica Laudato Sí eram documentos com uma voz específica: a do Papa Francisco. Já este novo documento, Amoris Laetitia, aparece como um concerto pastoral, uma orquestra dirigida pelo Papa.

1. A quem o Papa se dirige com A alegria do amor

A todos os católicos e seus pastores. A Igreja faz um esforço para estar perto dos casais e dos pais de família na educação dos filhos. O primeiro capítulo dá destaque ao Evangelho. A Bíblia está povoada de famílias, de gerações, de histórias de amor e de crises familiares (AL 8). A família não é um ideal, mas um trabalho artesanal (AL 16).

2. O que se diz sobre a comunhão para os divorciados que vivem numa nova união?

A mensagem do Papa é de que não há receitas. Por quê? Porque cada caso é único e merece atenção personalizada.

Os divorciados que vivem numa nova união e os casais que vivem junto sem se casar são convidados à Igreja, a entrar em diálogo com o pároco e com o bispo. A partir daí se tomam decisões em consciência e caso por caso.

3. Então qual é a novidade?

Trata-se de atender à vocação da família em tempos difíceis. Uma abertura a mais à fragilidade.

Atenção ao oitavo capítulo, que trata da misericórdia e do discernimento pastoral diante de situações “irregulares” ou “complexas” (AL 298). Ali se apresenta a necessária gradualidade na pastoral, a importância do discernimento, das normas e das circunstância.

O Papa fala da “lógica da misericórdia pastoral” e pede que se evitem julgamentos que não levem em consideração a complexidade das diversas situações (AL 296). E fala de que cada pessoa encontre a maneira de participar da comunidade eclesial, para que se sinta objeto duma misericórdia imerecida, incondicional e gratuita (AL 297).

4. O que significa discernir?

O Papa quer uma Igreja que escute a pessoa que se sente ferida. Uma Igreja que faça o discernimento em cada situação e evite julgamentos (AL 296). Por isso, não há receitas ou truques. É uma busca humilde e sincera da vontade de Deus.

5. Isso significa que há mudança na doutrina?  

A tradição da Igreja não muda. Ela se propõe a apresentar a verdade e a caridade do Evangelho. Jesus teve misericórdia dos pecadores e fazia refeições com eles.

6. O que o documento fala sobre os homossexuais? 

A Igreja pede respeito e dignidade para eles. Não muda o ensinamento. Desse modo, condena todo tipo de discriminação injusta e condena particularmente toda forma de agressão e violência. Pede atenção às famílias que têm em seu seio pessoas com tendências homossexuais. E o documento confirma o casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher (AL 251).

7. E as pessoas que não estão casadas? 

O documento também se dirige aos pais e mães sós, viúvos e viúvas, homens e mulheres solteiras. Toda pessoa é um filho ou uma filha; todos têm uma história familiar; todos provaram a alegria da família; todos conhecem alguém que passou situações difíceis e dolorosas.

8. Ter muitos ou poucos filhos?

O terceiro capítulo está dedicado a alguns elementos essenciais do ensinamento da Igreja sobre o casamento e a família. A resposta: Humanae Vitae e paternidade responsável (AL 68). São os esposos em diálogo e abertos à vontade de Deus que tomam a decisão (AL 222).

9. Qual é o maior desafio de Amoris laetitia?

O maior desafio é ler sem pressa e colocar em prática. Convida-nos a ser compreensivos frente a situações complexas e dolorosas. O Papa Francisco quer compaixão e não julgamentos. Amor pelos frágeis e descobrir a força da ternura (AL 308).

Ademais, explica: hoje, mais importante que uma pastoral dos fracassos, é o esforço pastoral para consolidar os casamentos e assim prevenir rupturas (AL 307).

“A alegria do amor” não é uma lista de regras ou condenações. Uma rápida leitura de seus conteúdos nos confirma que, quando o Papa Francisco fala de trabalho artesanal, ele o faz em referência à riqueza e à complexidade das relações familiares.

É um documento de esperança e de amor pela família como sinal de misericórdia.

 

Fonte: http://pt.aleteia.org/2016/04/08/9-chaves-para-entender-o-documento-a-alegria-do-amor-do-papa-francisco/2/

Compartilhe essa página

Submit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Comentários   

# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalJoão João Lucas 09-04-2017 08:22
Olá, gosto dе ler toԀoѕ o artigo post. Eu queria ρara escrever um
pequeno comentário рara apoiar vocês.

Sinta sе livre para visita meu site ɗa Web :: cоmo montar um projeto de pesquisa: http://www.armazemdoebook.com.br
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalMaria Maria Eduarda 12-04-2017 15:56
achei bem legal ɑ foгma գue vocêѕ abordaram o
assunto . Voce citou pontos ԛue realmente fazem a
diferença. parabéns

Também visite mеu página ; como fazеr projeto de pesquisa: http://www.armazemdoebook.com.br
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalPaulo Eduardo 13-04-2017 10:53
Olá . gostaria de anunciar em seᥙ site . como posso saber mɑis ?
fico no aguardo

Sinta ѕe livre para visita meu site da Web ...
сomo elaborar projetos ɗe pesquisa: http://www.armazemdoebook.com.br
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalJeremiah 24-04-2017 00:11
Our academic video games are straightforward to use and classroom friendly, with
a give attention to the sight phrases, elements of speech,
storybooks, addition and subtraction, keyboarding, graphing, rounding, place worth, money, art,
holidays and much more!

Check out my blog post :: K 25 (https://Google.com: https://Google.com/)
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalChiquita 05-05-2017 11:52
I discovered the easiest way to generate profits is to purchase
upgrade tools( locks, dozer blades, cameras, etc.) from other gamers and
switch round and promote them cheaper than the
max price.

My page: simcity buildit tips: https://www.robinspost.com/socialmarket/blog/view/158686/showcasing-real-life-urban-planning-with-effective-timers-in-simcity-buildit
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalDominik 15-05-2017 23:19
Hi i am kavin, its my first time to commenting anyplace, when i read this piece of writing i thought
i could also create comment due to this sensible paragraph.


Review my blog healthy pizza kids - http://marcenemarionneaux.hatenablog.com/entries/2015/01/05: http://marcenemarionneaux.hatenablog.com/entries/2015/01/05,
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalKatlyn 06-07-2017 03:20
Hello guys! Who wants to see me live? I have profile at HotBabesCams.com, we can chat,
you can watch me live for free, my nickname is Anemonalove: https://3.bp.blogspot.com/-u5pGYuGNsSo/WVixiO8RBUI/AAAAAAAAAFA/JWa2LHHFI2AkHParQa3fwwHhVijolmq8QCLcBGAs/s1600/hottest%2Bwebcam%2Bgirl%2B-%2BAnemonalove.jpg , here is my pic:


https://3.bp.blogspot.com/-u5pGYuGNsSo/WVixiO8RBUI/AAAAAAAAAFA/JWa2LHHFI2AkHParQa3fwwHhVijolmq8QCLcBGAs/s1600/hottest%2Bwebcam%2Bgirl%2B-%2BAnemonalove.jpg
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalBerniece 21-11-2017 13:40
I see you don't monetize your site, don't waste your traffic, you can earn additional bucks every month because you've got
high quality content. If you want to know how to make extra $$$, search for:
Boorfe's tips best adsense alternative

Here is my page; FirstHilton: https://11Antonia.blogspot.co.uk
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalCamilla 21-03-2018 16:52
I have checked your site and i've found some duplicate content, that's why
you don't rank high in google, but there is a tool that can help you
to create 100% unique content, search for: boorfe's tips unlimited
content

Stop by my webpage: NoahChief: https://VadaTalks.jimdo.com
Responder
# Conheça a Exortação Apostólica Pós-SinodalFranziska 27-03-2018 14:16
I have checked your page and i have found some duplicate content,
that's why you don't rank high in google's search results, but there is a tool that
can help you to create 100% unique content, search for; boorfe's tips unlimited content

Feel free to surf to my web-site; FinlayChief: https://KristopherWee.blogspot.com
Responder

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

TOP