CREATE ACCOUNT

*

*

*

*

*

*

FORGOT YOUR PASSWORD?

*

Seminário de Bioética aborda 20 anos da Evangelium Vitae

 Comissão de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) estão organizando, para março de 2015, um Seminário de Bioética com o tema “20 anos da Evangelium Vitae: contexto, atualidade e perspectivas”, com presença de figuras internacionais. 

Escrita por São João Paulo II em 25 de março de 1995, a encíclica Evangelium Vitae (Evangelho da Vida), trado do valor e do caráter inviolável da vida humana.

O evento é destinado a docentes e pós-graduandos de Teologia e Bioética, também a profissionais das áreas correlatas: ciências da saúde, jurídicas, sociais e humanas e a agentes das comissões estaduais e regionais de Vida e Família e Pastoral Familiar. As vagas são limitadas.


As informações sobre a programação e inscrições podem ser acessadas pelo site http://seminariobioetica.cnbb.org.br/


Fonte: Site Jovens Conectados

(...)

CNBB publica texto base da Campanha da Fraternidade 2015


Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.


O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.


Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.


“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a (...)

Em oração pelo Sínodo dos Bispos

“No Sínodo dos Bispos, somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor”, afirma o Papa


A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos foi iniciada, ontem, dia 5, com a missa celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, o papa Francisco comentou a liturgia do dia, que recorda a imagem da vinha do Senhor, “projeto de Deus para a humanidade”. Ao relacionar com o acontecimento do Sínodo, o pontífice afirmou que os participantes são “chamados a trabalhar na vinha do Senhor”.


 De acordo com Francisco, as assembleias sinodais não servem para “para discutir ideias bonitas e originais, nem para ver quem é mais inteligente”, por outro lado tem a função de “cultivar e guardar melhor a vinha do Senhor, para cooperar no seu sonho, no seu projeto de amor a respeito do seu povo”. O cuidado com a família, considerada parte integrante do desígnio de amor  para a humanidade, será debatido no encontro a partir do tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.


Em sua homilia, o papa afirmou que “o sonho do Senhor é o seu povo” e que, assim como as videiras, Ele plantou e cultivou com amor paciente (...)

TOP