Lançamento do site do 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência

CongressoBrasileiro
Já está no ar o site do 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência: (https://humanismonaciencia.com.br/congresso2018/).

O evento, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de outubro, consiste numa iniciativa do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Ministério Universidades Renovadas (MUR-RCC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Católica de Salvador (UCSal).

O Congresso pretende atrair profissionais distribuídos nas diversas áreas de atuação propostas pela CAPES (Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e Humanidades), e que estejam dispostos a repensarem suas profissões e campos de atuação à luz do humanismo solidário e a lançarem as bases técnico-cientificas de uma sociedade digna do homem. Além disso, o evento busca fomentar e divulgar projetos e programas acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão que respeitem e elevem a dignidade humana, bem como ser, no âmbito acadêmico brasileiro, um elemento motivador da pesquisa ética, humana e socialmente comprometida com a verdade.

Durante o Congresso será proporcionado aos profissionais e estudantes de diversas áreas a oportunidade de apresentarem seus trabalhos científicos na Sessão de pôster. Além disso, os congressistas poderão participar de painéis, mesas temáticas (...)

E logo o Espírito o impeliu para o deserto

deserto“E logo o Espírito o impeliu para o deserto”

Mc 1,12

É necessário falar da Quaresma, e sua importância e significado, em especial neste tempo inebriado pelo individualismo e pela cultura do descartável em que se a fé tornou-se para muitos uma realidade descartável, customizada, incapaz de levar os corações a uma conversão e ao verdadeiro arrependimento.

Lembro-me de meus tempos de infância em que o tempo da Quaresma era mergulhado em uma atmosfera, por vezes sombria e supersticiosa. Não se podia fazer nada sob a ameaça de inúmeros castigos impostos por Deus e, nem mesmo corrigir os filhos com algumas palmadas era permitido. Embora não fosse uma experiência ideal de Quaresma, ali havia o temor, o respeito, a percepção do sagrado e claro que, ali, naquela visão distorcida da realidade quaresmal, muitos de nós fizemos uma bonita experiência, e eu sou fruto desse tempo. Minha maturidade cristã e vocação são frutos dessa vivência.

Porém, o que se vê hoje a respeito da Quaresma como tempo, de jejum, oração e caridade, perdeu-se muito no individualismo e na interpretação subjetivista das penitências e abstinências tão necessárias para nos conduzir à experiência pascal.

Não podemos permitir que nossas penitências sejam apenas (...)

ENUR 2017 celebra Jubileu de Ouro da RCC com universitários e profissionais

De 2 a 5 de novembro, luquinhas de todo o Brasil se reunirão no Encontro Nacional Universidades Renovadas, o ENUR, em Santa Maria (RS). O evento é a grande comemoração do Jubileu de Ouro da RCC com os universitários e profissionais carismáticos que, além de participar dos momentos de oração, pregação e formação, poderão apresentar suas ações e pesquisas no Simpósio e Mostra Científica, que acontecem no mesmo período.

A 16ª edição do ENUR tem como tema “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1, 35) apresentando dois importantes pilares do encontro: celebrar o mover do Espírito Santo nesses 50 anos do Movimento no mundo, que teve início com jovens universitários, e trazer a figura de Nossa Senhora, motivado pelo Ano Mariano do Brasil. O local do encontro será o campus da Universidade Federal de Santa Maria.

A programação do ENUR conta com longos momentos de oração e pregações, além de oito workshops e oito mesas temáticas, que tratarão, de maneira geral, sobre evangelização, missionariedade, fé e razão e comportamento.

Para aqueles que desejam fazer uma forte experiência missionária, acontece também o Pré-ENUR, uma intensa semana de missão realizada pelos participantes, uma semana antes do início do encontro.

(...)