Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” Fl 4,4.

Queridos luquinhas de todo Brasil,

A alegria do Senhor invade nossos corações com grande expectativa, pois no próximo ano (2019), teremos a graça de celebrar dois grandes sinais do amor providente de Deus: os 50 anos da Renovação Carismática Católica do Brasil e os 25 anos do Ministério Universidades Renovadas. Desde já, somos convidados a viver este tempo de júbilo, de festa e de grande “alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17). É ou não é motivo para festa em dose dupla?

Por isso, estamos todos convocados para a grande festa da família carismática do Brasil que acontecerá de 9 a 13 de janeiro de enur20192019, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, São Paulo. Nesses dias, no Encontro Nacional de Formação (ENF), vamos celebrar a festa do jubileu de ouro da RCC no Brasil e também o Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR), em comemoração ao jubileu de prata do MUR. Tudo isso em um único e festivo evento, em grande clima de comunhão fraterna, pois “o amor fraterno multiplica a nossa capacidade de alegria”, nos ensina o Papa Francisco (Gaudete et Exsultate, 128).

Somos convidados a viver uma alegre expectativa nesse tempo de (...)

Lançamento do site do 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência

CongressoBrasileiro
Já está no ar o site do 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência: (https://humanismonaciencia.com.br/congresso2018/).

O evento, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de outubro, consiste numa iniciativa do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Ministério Universidades Renovadas (MUR-RCC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Católica de Salvador (UCSal).

O Congresso pretende atrair profissionais distribuídos nas diversas áreas de atuação propostas pela CAPES (Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e Humanidades), e que estejam dispostos a repensarem suas profissões e campos de atuação à luz do humanismo solidário e a lançarem as bases técnico-cientificas de uma sociedade digna do homem. Além disso, o evento busca fomentar e divulgar projetos e programas acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão que respeitem e elevem a dignidade humana, bem como ser, no âmbito acadêmico brasileiro, um elemento motivador da pesquisa ética, humana e socialmente comprometida com a verdade.

Durante o Congresso será proporcionado aos profissionais e estudantes de diversas áreas a oportunidade de apresentarem seus trabalhos científicos na Sessão de pôster. Além disso, os congressistas poderão participar de painéis, mesas temáticas (...)

E logo o Espírito o impeliu para o deserto

deserto“E logo o Espírito o impeliu para o deserto”

Mc 1,12

É necessário falar da Quaresma, e sua importância e significado, em especial neste tempo inebriado pelo individualismo e pela cultura do descartável em que se a fé tornou-se para muitos uma realidade descartável, customizada, incapaz de levar os corações a uma conversão e ao verdadeiro arrependimento.

Lembro-me de meus tempos de infância em que o tempo da Quaresma era mergulhado em uma atmosfera, por vezes sombria e supersticiosa. Não se podia fazer nada sob a ameaça de inúmeros castigos impostos por Deus e, nem mesmo corrigir os filhos com algumas palmadas era permitido. Embora não fosse uma experiência ideal de Quaresma, ali havia o temor, o respeito, a percepção do sagrado e claro que, ali, naquela visão distorcida da realidade quaresmal, muitos de nós fizemos uma bonita experiência, e eu sou fruto desse tempo. Minha maturidade cristã e vocação são frutos dessa vivência.

Porém, o que se vê hoje a respeito da Quaresma como tempo, de jejum, oração e caridade, perdeu-se muito no individualismo e na interpretação subjetivista das penitências e abstinências tão necessárias para nos conduzir à experiência pascal.

Não podemos permitir que nossas penitências sejam apenas (...)