Da Universidade de Duquesne (EUA) às Universidades do Brasil – ENUR 2017

O Jubileu de Ouro da RCC continua com a festa dos universitários carismáticos do Brasil, no Encontro Nacional  Universidades Renovadas.

As celebrações dos 50 anos da RCC continuam e o próximo evento será o Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR), promovido pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR) da RCC Brasil, que acontecerá dias 2 a 5 de novembro, na cidade universitária gaúcha de Santa Maria (RS) e com a realização do pré-ENUR (dias de missão), nos dias 29 de outubro a 2 de novembro.  E para marcar a realização do evento, o MUR lança hoje (04/07) a arte oficial do evento para todo o país. O lançamento acontece no site oficial, página oficial do MUR no Facebook e instagran do ministério.

Devido o ano jubilar, o ENUR será o único evento promovido por ministérios da RCC que acontecerá nesse ano. O último foi em 2014, alusivo aos 20 anos do MUR. O ENUR entra, então, na programação do Jubileu da RCC Brasil, tendo um significado especial, uma vez que o nascimento dramático da RCC no mundo, nasceu da experiência feita por estudantes e professores universitários. Da Universidade de Duquesne (EUA) a graça de Pentecoste se propaga nas Universidades brasileiras, pela entrega de (...)

Audiência com Papa abre celebração mundial do Jubileu de Ouro da RCC

alt

Milhares de carismáticos de todo o mundo estão reunidos em Roma, junto com o Papa Francisco, para a celebração do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática na Igreja Católica. Entre os peregrinos, há milhares de brasileiros.

A primeira atividade do evento foi a audiência-geral com o Santo Padre, que foi realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. Nesta audiência, o papa continuou as catequeses sobre a Esperança, inspirado na leitura do livro dos Hebreus, e lembrou que o autor sagrado compara a esperança a uma âncora, que dá segurança e estabilidade à nossa vida em meio às ondas turbulentas.

O pontífice convidou todos os presentes a serem “semeadores de esperança”. “Um cristão pode semear amarguras, perplexidades, mas este modo de agir não é cristão: O cristão semeia esperança, semeia o óleo da esperança, semeia o perfume da esperança e não o vinagre a amargura e da desesperança”, continuou.

Por fim, o Santo Padre exortou os fiéis a serem outros paráclitos, ou seja, consoladores e defensores dos nossos irmãos, sobretudo dos pobres, excluídos e não amados: defensores da criação.

Durante as saudações, o papa saudou os peregrinos que estavam presentes para o Jubileu de Ouro da RCC. Na saudação, o pontífice (...)

Luquinhas participam do IV Curso de Agentes de Pastoral Universitária

No último final de semana (26 a 28 de maio de 2017), aconteceu na cidade de Campo Largo/PR o IV Curso para Agentes de Pastoral Universitária ofertado pelo Setor Universidade da CNBB. O curso tem como objetivo formar novos agentes pastorais e manter atualizados os membros já atuantes na evangelização do âmbito universitário. Nesta quarta edição, quatro luquinhas estiveram presentes: Claudia Heidemann (GPP Sopro de Vida, arquidiocese de Maringá), Jadd Santana Lima (GOU Miles Domini, arquidiocese de Maringá), José Carlos Medeiros (GOU Força em Jesus, diocese de Joinville) e Larissa Hümmelgen (GOU Ruah, arquidiocese de Curitiba).

O tema do curso foi "Ação Evangelizadora no ambiente universitário, a partir do pontificado do Papa Francisco", sendo assim, as comunicações abordaram as encíclicas Evangelii Gaudium, Amoris Laetitia, Laudato Si e a bula Misericordiae Vultus aproximando seus temas do âmbito universitário. Além disso, os participantes tiveram um panorama sobre o atual cenário do Ensino Superior no Brasil e puderam conhecer o que é e como está organizado o Setor Universidades.

No painel de experiências positivas de Pastoral Universitária foram partilhadas várias ações de evangelização do âmbito universitário como trilhas ecológicas, páscoa universitária, projeto Lectionautas, (...)