O que é o GPP?

31451 422164197870835 1109149415 n

Nossa história, objetivos e Ações

Tendo em vista a formação de Profissionais do Reino, o Ministério Universidades Renovadas (MUR) aceitou o desafio de entrar nas “águas mais profundas” da evangelização, para atender ao chamado de um novo sopro do Espírito Santo. Assim, começou a vivenciar experiências de comunidades, de modo que o GPP (Grupo de Partilha e Perseverança) tornou-se uma das formas mais ricas e eminentes de expressão, formação, vivência e partilha dos profissionais, dentro do Ministério Universidades Renovadas.

Entendemos que muitos luquinhas se formam e seguem seu caminho de espiritualidade e serviço em outras instâncias da RCC e da Igreja, mantendo um vínculo afetivo e de testemunho para com os luquinhas “atuais” do Ministério, e isso é extremamente louvável e necessário, ao mesmo tempo que observamos existir muitos que, ao se formarem, sentem-se chamados a permanecer no Ministério, colocando sua opção pastoral na missão de evangelizar o âmbito universitário. Dessa forma, o MUR acolhe a todos os grupos e pessoas que sentem o chamado ao serviço na RCC por meio do MUR, bem como deseja construir uma estrutura que comporte bem o novo trabalho com os profissionais.

A visão do sonho está atrelada ao âmbito universitário1. Isto indica o foco no campo do saber. Não significa, contudo, que será dada exclusividade ao trabalho com os universitários, nem mesmo que será restrito aos profissionais que seguem na universidade; abre a possibilidade de adesão daqueles que querem se dedicar ao mundo do saber. Outrossim, indica o chamado à evangelização dos espaços e culturas onde, por vezes, se encontram os pensadores e pessoas que possam ser articuladoras de mudança na sociedade, independentemente do nível sócio-cultural a que pertencem. A escolha pelo MUR é uma escolha pastoral e é totalmente legítima. O desejo de se fazer parte do MUR e mesmo o vínculo afetivo são indicativos que a pessoa ou grupo já são parte dele

224439 117831821646049 257778 nO objetivo desse Ministério é evangelizar o meio universitário, formando homens e mulheres que exerçam suas funções à luz do Evangelho e com a força do Espírito Santo, unindo a fé e a razão. Em outras palavras, o propósito do MUR é que essas pessoas produzam frutos que permaneçam e que gerem vida para todos os homens. O principal instrumento para que isso se concretize é o GOU (Grupo de Oração Universitário). Nesse grupo, muitos universitários, funcionários e professores têm seu primeiro encontro com Jesus Cristo vivo, pelo Batismo no Espírito Santo. Ali, eles aprendem a sonhar com a construção da Civilização do Amor no Brasil e no mundo. Ao terminar a graduação, normalmente os participantes deixam a comunidade em que tiveram essa primeira experiência com Deus, mas continuam com o desejo de tornar realidade aquele sonho inicial. Muitas vezes, diante da sociedade secularizada e dos desafios existentes, aparecem o desânimo e o cansaço.

Nesse sentido, muitos formados do MUR identificaram a necessidade de criar oportunidades para perseverarem no sonho, na experiência de Pentecostes, na comunhão fraterna, na oração em comum, na missão e na partilha das experiências, dos desafios encontrados, dos projetos pessoais e sociais, dos bens materiais e espirituais.Em 1998 começaram a surgir os grupos de formados. Os primeiros GPPs surgiram em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), mas hoje eles já se espalharam por todo o país com profissionais das mais diversas áreas colocam seus talentos a serviço uns dos outros e da sociedade.

397984 338744082905116 292306124 nOs GPPs promovem estudos, visando à formação espiritual, doutrinal e humana de seus membros, além de divulgarem o ensino social cristão e os documentos que versam sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo. É importante destacar que no GPP seus membros oram juntos, vivenciam a efusão do Espírito e suas conseqüências e participam ativamente na Igreja, em suas necessidades e campanhas, por meio da RCC. Em suma, os GPPs buscam “ordenar de tal modo as coisas temporais, às quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo, para louvor do Criador e Redentor”.

Crê-se que tal experiência comunitária seja capaz de formar cristãos maduros, que conhecem e vivenciam os tesouros de sua fé, repletos de ardor missionário, competentes, solidários, capazes de amar e de servir a todos, empenhados na busca do bem comum, aptos a se debruçarem sobre os principais problemas econômicos, políticos e sociais de nosso país e que, a partir de vivências concretas realizadas no âmbito das pequenas comunidades, lutem por políticas públicas de defesa da dignidade da pessoa humana.

No âmbito nacional, a história dos profissionais começa no V ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos), 2001, em Bauru (SP).

_______________

1 “Por “âmbito universitário” entendemos aqui, o conjunto das relações que envolvem as Instituições de Ensino Superior (IESs). O termo “universitário” é usado em sentido analógico, pois na sociedade de hoje não é possível, nem desejável, excluir desse ambiente as escolas técnicas superiores. O termo “âmbito” não se restringe às instituições, nem aos corpos docentes, discentes e administrativas das mesmas, mas inclui o campo da cultura acadêmica, as produções, as ideias e os saberes nascidos dentro ou em torno das IES. Neste sentido, a evangelização do âmbito universitário deve considerar também as políticas educacionais e mesmo a política em geral, na medida em que tem relação com o Ensino Superior e sua irradiação. É o “mundo do Ensino Superior” e de sua presença na sociedade.“ (CNBB, Estudos 102: O seguimento de Jesus Cristo e ação evangelizadora no âmbito universitário, n. 3)